A importância das Matas de Minas para o café nacional e internacional
As Matas de Minas são uma região produtora de café única, localizada em Minas Gerais. Descubra sua importância e peculiaridades!
Paulo Cássio Dutra
Conhecido por sua paixão pelo café, Paulo Cássio Dutra é um produtor de destaque em São João do Manhuaçu. Com uma experiência de mais de 50 anos, ele trabalha com afinco na produção de café de alta qualidade em sua plantação, cultivando em altitudes elevadas. Com o apoio de seu filho Abraão, Paulo continua aperfeiçoando suas técnicas e planejando a expansão de seus negócios para manter sua posição de destaque na produção de café na região.
Paulo Cássio Dutra, natural de São João do Manhuaçu e casado. Possui uma plantação de café de 10 hectares, localizada entre 800 m e 900 m de altitude, com 30 a 40 anos de lavoura de Catuaí amarelo e vermelho.
Paulo começou a trabalhar com café em 1970, quando tinha apenas 12 anos, na propriedade de seu pai, que também trabalhava com cana e lavoura. Ao longo dos anos, ele viu a região melhorar, com mais qualidade de vida para os produtores. Hoje, ele trabalha exclusivamente com café, oferecendo serviços para toda a região, e melhorou tecnicamente sua propriedade, planejando aumentar seus galpões.
Apanhadores de café ganham de 3 a 4 mil reais por semana na região, o que melhorou muito a qualidade de vida dos produtores. Paulo trabalhava com seu irmão, mas após a saída deste, agora ele segue com seu filho Abraão, que trabalha mais diretamente com Tiago, enquanto Paulo fica mais próximo à produção.
Varios Tipos de Café Arábica
Também originária do Brasil, o café Catuaí Vermelho é uma variedade híbrida resultante do cruzamento entre o Mundo Novo e o Caturra. Cultivada em altitudes entre 800 e 1.200 metros, a variedade Catuaí Vermelho possui notas de frutas vermelhas e uma leve acidez. É uma variedade apreciada por sua produtividade e qualidade de bebida.
Originária do Brasil, a variedade de café Catuaí Amarelo é uma das mais cultivadas no país. Produzida em altitudes entre 800 e 1.200 metros, o café Catuaí Amarelo possui um sabor doce de caramelo e um corpo suave. É uma variedade conhecida por sua alta produtividade e resistência a doenças.
Desenvolvido no Brasil pela Embrapa, o café Catuaí 785 é uma variedade híbrida resultante do cruzamento entre o Caturra e o Mundo Novo. Comum em regiões produtoras como Minas Gerais e São Paulo, o café Catuaí 785 apresenta notas de chocolate e caramelo, além de uma acidez equilibrada. É uma variedade valorizada por sua produtividade e facilidade de manejo.
As Matas de Minas é uma região do interior de Minas Gerais – Brasil, rica em recursos naturais que favorecem o cultivo de café arábica de alta qualidade. O clima ameno, com temperaturas que oscilam entre 18°C e 25°C, é ideal para o desenvolvimento do café. Além disso, a região recebe uma quantidade adequada de chuvas ao longo do ano, o que contribui para umidade ideal do solo e irrigação das plantações.
Os solos da região são ricos em nutrientes e apresentam características favoráveis ao cultivo do café. Os solos da região possuem um pH entre 4,5 e 5,5, o que é ideal para o desenvolvimento das plantas de café. Além disso, o solo é composto por matéria orgânica que contribui para a fertilidade do solo e para a produção de grãos de café de alta qualidade.
A geografia da região também favorece o cultivo de café. As montanhas e colinas das Matas de Minas criam um microclima adequado para o cultivo do café arábica. As plantações de café são cultivadas em altitudes que variam entre 700 e 1.200 metros acima do nível do mar, o que contribui para a produção de grãos de café de alta qualidade.
Média de 850m de Altitude
A altitude mais elevada proporciona temperaturas mais amenas e consistentes ao longo do ano, o que é ideal para o cultivo de cafés de alta qualidade. Isso porque as temperaturas mais baixas ajudam a retardar o processo de maturação dos grãos, permitindo que eles desenvolvam sabores mais complexos e intensos.
A altitude mais alta também pode ajudar a reduzir a incidência de doenças e pragas que podem prejudicar a saúde das plantas de café. Isso ocorre porque as temperaturas mais frias e o ar mais seco tendem a ser menos favoráveis para o desenvolvimento de doenças e pragas.
O cultivo de cafés Arábica em altitudes mais elevadas tende a produzir grãos com acidez mais alta, que é uma característica desejada por muitos apreciadores de café. Isso ocorre porque as plantas de café produzem mais ácido málico em temperaturas mais frias, o que contribui para o sabor mais ácido do café.
As condições de luz e temperatura mais equilibradas nas regiões de altitude mais alta permitem que as plantas de café cresçam mais devagar e desenvolvam sabores mais complexos. Isso é especialmente verdadeiro para os cafés de variedades especiais como o Catuaí Vermelho, amarelo, 785, Acauã e Arara.
Saiba como obter café de qualidade com a Gran Café.
Clique no botão abaixo e entre em contato conosco.
As Matas de Minas são uma região produtora de café única, localizada em Minas Gerais. Descubra sua importância e peculiaridades!
Descubra como identificar as notas sensoriais do café e aprimore sua apreciação por essa bebida amada em todo o mundo. Aprenda sobre os sabores comuns, como cacau e nozes, e experimente diferentes grãos para descobrir as nuances únicas de cada café.
O plantio sustentável é uma prática cada vez mais valorizada pelos consumidores conscientes e preocupados com o meio ambiente. Mas afinal, como funciona esse tipo de plantio?
Av. Felipe Nacif, 138 Loja, Baixada, Manhuaçu, Minas Gerais, Brasil, 36920-057
Av. Santa Helena/ Galpão, 244, Centro, Minas Gerais, Caputira, Brasil, 36925-000
+55 (33) 98422-6776
+55 (33) 3332-1968
contato@grancafeexportacao.com
Av. Santa Helena/ Galpão, 244, Centro, Minas Gerais, Caputira, Brasil, 36925-000 – Todos os Direitos Reservados Gran Café – Exportadora de Café.